Artigos

+55 (15) 3224-7777
Rua Santa Clara, 407
Centro - Sorocaba/SP.

Voltar
07/09/2017

O QUE É A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS?

O psicólogo Howard Gardner afirma que todo ser humano possui múltiplos tipos de inteligência. Cada um deles pode ser desenvolvido ou enfraquecido. Em 1983 foram definidos os primeiros sete tipos: Verbal ou Linguística; Lógico-matemática; Musical; Visual ou Espacial; Corporal ou Cinestésica; Interpessoal e Intrapessoal. Posteriormente, em 1999, foram complementados com mais dois tipos: Naturalista e Existencialista.

Você vai conhecer mais sobre cada um dos tipos de inteligências:


          Inteligência verbal ou linguística:  habilidade verbal bem desenvolvida, sensibilidade aos sons, significados e ritmos das palavras. Está relacionada a pessoas que têm seu ponto forte na linguagem e possuem facilidade em lidar com a expressão escrita e oral.

Inteligência lógico-matemática: habilidade de pensar de forma conceitual e abstrata, além da capacidade de discernir padrões lógicos ou numéricos. É a inteligência que remete ao universo lógico, repleto de números e fórmulas.

Inteligência musical :  habilidade de produzir e apreciar ritmos, tons e timbres. Associada àqueles que têm facilidade em compreender o som, captar sua expressão e transmitir sentimento através dele. 

Inteligência visual ou espacial: capacidade de pensar em forma de imagens, “visualizar” conceitos abstratos.

Inteligência corporal : ou cinestésica: capacidade de controlar o próprio corpo e lidar fisicamente com objetos variados. A facilidade em se locomover pelo espaço, conhecer bem o potencial físico do seu corpo e ter boa coordenação motora.

Inteligência interpessoal: capacidade de detectar e responder adequadamente aos humores, motivações e desejos dos outros. Está ligada à habilidade de lidar com outras pessoas e a trabalhar em grupo.

Inteligência intrapessoal: capacidade de ser autoconsciente e em sintonia com seus sentimentos interiores, valores, crenças e processos de pensamento. É a inteligência relacionada ao autoconhecimento e ao equilíbrio interior.

Inteligência naturalista: habilidade para reconhecer e categorizar plantas, animais e outros elementos da natureza. Está associada àqueles que têm grande facilidade em transitar pela natureza.

Inteligência existencialista: sensibilidade e capacidade para lidar com questões profundas em torno da existência humana, como o significado da vida, por que morremos ou como chegamos até aqui.

Gardner desenvolveu sua teoria baseando-se no estudo de diversas pessoas, com diferentes trajetórias de vida, profissões e aspirações.
 De acordo com Gardner,
  • Todos ser humano possui as nove inteligências em níveis variados e    
  • Cada pessoa tem uma composição intelectual diferente.   

O ser humano tem condições de aprender em todas as idades, é possível aprender coisas novas até o final da vida e isso inclusive é indicado para uma vida longa e saudável. Nunca é tarde para buscar ampliar o intelecto e desenvolver os tipos de inteligência que são fracos ou potencializar os que já são fortes.
Se desenvolver é um ótimo caminho para o sucesso! 


Compartilhe este artigo
Botão de Compartilhamento no Facebook Botão de Compartilhamento no Linkedin



Outros artigos
13/11/2017
Perdi meu emprego e agora?
06/11/2017
CINCO ATITUDES PARA VOCÊ CHEGAR ONDE QUER
16/10/2017
INTRAEMPREENDEDORISMO - NÃO SEJA " SÓ MAIS UM"

Mensagens

Novo horário de funcionamento:

Seg a Qui, das 8 às 18h
Todas as sextas, das 8 às 17h

+55 (15) 3224-7777
Rua Santa Clara, 407
Centro - Sorocaba/SP.