Artigos

+55 (15) 3224-7777
Rua Santa Clara, 407
Centro - Sorocaba/SP.

Voltar
13/11/2017

Perdi meu emprego e agora?

O mercado busca profissionais capacitados tecnicamente e que tenham investido também na capacitação comportamental. As Empresas estão de olho nos profissionais que podem agregar maior valor à corporação, que cujos valores sejam aderentes aos da empresa e que demonstram ter um bom nível de competências comportamentais.

O ponto de partida continua sendo o currículo, que deverá ser bem elaborado, objetivo e sem erros gramaticais. Isso é fundamental! O currículo é o cartão de visita do candidato. Um recrutador recebe informações de centenas de candidatos e tem pouco tempo para avaliar tanta informação, portanto a probabilidade, é que ele escolha os currículos que se destacarem. Para passar para a próxima fase, serão chamados os que estiverem mais adequados e aderentes ao perfil desejado. Assim, estas são as dicas para lançar-se ao mercado:

1-  
Elabore um bom currículo: Indique a área ou cargo pretendido, um breve resumo de toda sua experiência profissional (3 ou 4 linhas), sua formação acadêmica, as 3 últimas experiências profissionais com as referidas datas e informações adicionais importantes, como idiomas e conhecimentos de informática. Se o seu currículo estiver cadastrado em algum site, mantenha-o atualizado para não perder oportunidades.


2-  
Prepare uma lista de contatos: inclua empresas, agências, consultorias de headhunter e todos os seus conhecidos que poderão ajudá-lo com indicações. É importante que as pessoas do seu networking saibam que você está em busca de recolocação, pois como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Desemprego não é defeito. Não deve ter vergonha de estar nessa situação!
   

3-   Se atualize: Busque sempre ler livros ou artigos a respeito da sua área, um profissional atualizado possuirá mais confiança e poderá apresentar um diferencial nas entrevistas de emprego.

4-  
Prepara-se para todas as etapas: Não basta encaminhar o currículo, haverá outras etapas como entrevistas, provas técnicas e/ou práticas, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, etc. Mantenha-se preparado para cada uma delas.


É importante saber quais atitudes e características um candidato à vaga deve ter para se destacar. O que diferencia vitoriosos de derrotados muitas vezes, são os comportamentos e as atitudes. Manter equilíbrio emocional, flexibilidade, adaptabilidade, perseverança e criatividade, irá ajudá-lo no momento de buscar novas oportunidades. Pense nisso e reflita sobre o que pode fazer por você hoje, tem que ser hoje, não espere mais nada pra investir em você mesmo!  
Autor:
(Adaptação de texto de Alexandre Prado)


Compartilhe este artigo
Botão de Compartilhamento no Facebook Botão de Compartilhamento no Linkedin



Outros artigos
06/11/2017
CINCO ATITUDES PARA VOCÊ CHEGAR ONDE QUER
16/10/2017
INTRAEMPREENDEDORISMO - NÃO SEJA " SÓ MAIS UM"
07/09/2017
O QUE É A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS?

Mensagens

Novo horário de funcionamento:

Seg a Qui, das 8 às 18h
Todas as sextas, das 8 às 17h

+55 (15) 3224-7777
Rua Santa Clara, 407
Centro - Sorocaba/SP.